Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Enxoval

Uma das coisas mais importantes depois do pré natal sem dúvida é o enxoval, afinal, é uma pequena pessoa que está chegando e precisará de tudo para começar uma vida maravilhosa.

Porém, como saber o quê e a quantidade de coisas necessárias para cuidar de um bebê???

Pois é: fiz várias pesquisas na internet, revistas, amigas, parentes... a lista é imensa: berço, armário, roupinhas, fraldas, mamadeiras, etc, etc, etc!!!
Mas, será que um bebezinho tão pequeno precisará de tudo isso mesmo?

Agora que a Rafa nasceu posso dizer: uma grande parte das coisas poderia ter esperado ou nem mesmo era preciso.

Vamos lá para a lista:

- Berço - importantíssimo se você quiser ensinar ao seu bebê onde ele deve dormir desde cedo. Dica: compre com antecedência pois muitas lojas demoram cerca de 60 dias para entrega.

- Mamadeiras: se você pensa em amamentar, não se preocupe com este ítem agora. Duas unidades são suficientes para uma emergência. Caso contrário, sugiro pelo menos 6 unidades ( você usa uma, enquanto outra está suja, outra esterelizando, outra na mala do bebê e por aí vai).

- Fraldas: o tamanho RN ( até 4,5kg) é ótimo. Sugiro ter pelo menos 1 pacote em casa. Se precisar, compre mais depois.
OBS: existe a opção de uso das fraldas de pano, bem mais ecológicas.
Confesso que não pensei sobre o assunto antes da pequena nascer. Depois achei a idéia interessante, mas, quer saber... não me imagino atrás do bebê o tempo todo para verificar a fralda e menos ainda ficar lavando cocô o tempo todo.
Ambientalistas que me perdoem: eu reciclo meu lixo, então, posso descontar um pouco em fraldas descartáveis.

- Chupetas: a Rafa não quer de jeito nenhum ( e eu tenho uma baciada em casa...). Também sugiro 2 unidades e, se seu bebê pegar, compre mais depois.

- Apoio para banheira: se a banheira que você escolheu já tiver, ótimo. A Rafa já está com 2 meses e meio e nunca usou. Portanto, não recomendo até que você sinta a necessidade.

- Roupinhas: sem dúvida a parte mais difícil!! Primeiro a quantidade: body e macacão são os ítens que mais utilizo. Sugiro uma boa quantidade: pelo menos uns 10 de cada, pois pode escapar algo da fralda e ser necessário trocar mais de uma vez no dia. Quanto ao tamanho: é interessante basear o tamanho do bebê pelo ultrassom: geralmente os médicos dão uma previsão de peso do bebê. Roupinhas de recém nascido ( RN) vestem bebês até 3,5 kg e 48cm. Acima disso sugiro o tamanho P. A Rafa nasceu bem pequena e usou RN até quase dois meses quando alcançou 3,5 kg.

Bom, estes ítens acho que são os que mais senti necessidade ( ou falta dela).

Espero que ajude!

Beijo
Mo

Um comentário:

  1. Oi Mo,
    adorei suas dicas..minha filha ja tem 3 anos, mas lembro bem quando ela nasceu.
    Concordo plenamente em relação as roupinhas, comprei RN demais e ela acabou não usando. Os macacões de algodão sem pé são ótimos, principalmente por aqui no sul.
    Beijos
    Tita
    Bazar das Mamães - http://bazardasmamaes.blogspot.com

    ResponderExcluir